Música e difusão científica encerram programação do terceiro dia da Siepex
| Palestrantes da mesa-redonda |
Texto: Jaqueline
Santos
Foto: Maria Eduarda
Silva
Produção: Sheila
Feitosa
Edição de texto:
Sheila Gomes
Núcleo de
Assessoria de Comunicação do DCH e DTCS/Campus III
Desafios para produção e difusão de
conhecimentos no semiárido brasileiro. Este foi o tema da conferência realizada
na terceira noite da Semana de Integração de Ensino, Pesquisa e Extensão (II
Siepex). Antes de iniciar a conferência, os ouvintes foram animados pelo
musical da banda Paulo Soares e a
Terceira cidade, ao som de músicas autorais e de artistas brasileiros
consagrados.
A
conferência levantou questões acerca dos desafios para socialização das
pesquisas realizadas, a exemplo da falta de recursos, e contou com a
contribuição dos palestrantes Cosme Batista, da Universidade do Estado da Bahia
(UNEB), e Rovilson Bueno, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O debate
que foi mediado pela professora da UNEB, Luzineide Dourado.
Durante a
conferência, o professor Cosme apresentou dados da pesquisa Difusão do conhecimento na formação do
professor no semiárido, coordenada por ele entre 2008 e 2011, e destacou a
contribuição dos estudantes do curso de comunicação social do Campus III – “o jornalista é um profissional
imprescindível na difusão de conhecimento de qualquer área. A partir do curso
de jornalismo tivemos o apoio de mídias como o Multiciência e a WebTV na
divulgação do conhecimento que avança pra área cientifica”.
O professor
Rovilson afirmou durante a sua apresentação que falta interesse político em
incentivar a produção e a socialização de um conhecimento que leve em
consideração a realidade do semiárido. “As informações são estrategicamente
estereotipadas e é um desafio trabalhar nas escolas do semiárido com um
material didático fornecido por uma região que não dialoga com a realidade das
escolas nordestinas de educação básica”, declarou o pesquisador.
De acordo
com o que foi apresentado pelos palestrantes, o processo de produção e difusão
científica requer tempo e dedicação para conhecer a realidade da região
pesquisada, gerar debates em torno das questões levantadas e criar políticas de
acesso amplo à informação.
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