segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Congresso Perú

Bactérias benéficas à cultura do tomate foi tema de pesquisa apresentada por mestranda da Uneb de Juazeiro- BA em Congresso no Perú

Mestranda com pesquisadoras brasileiras noVigésimo Congresso Latino Americano e Décimo Sexto
Congresso Peruano de Ciências do Solo


Texto:Sheila Feitosa
Fotos : Arquivo pessoal
Núcleo de Assessoria de Comunicação do DTCS/UNEB

Estudante do Mestrado em Horticultura Irrigada do Campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, interior baiano, participou do Vigésimo Congresso Latino Americano e Décimo Sexto Congresso Peruano de Ciências do Solo. O Evento aconteceu em novembro no Centro de Convenções em Cusco no Perú e reuniu estudantes, técnicos, pesquisadores latino americanos e de outros continentes para discutirem possíveis ferramentas de difusão, educação e conservação do solo.

 Em Cuzco, Ana Karolina Leite Pais
expôs banner sobre desenvolvimento de
bactérias em ambiente salino.
No encontro Latino, os congressistas puderam participar de conferências, simpósios e apresentaram trabalhos em formato de pôster com pesquisas realizadas em países distintos. Com o tema  "EDUCAR para PRESERVAR el suelo y conservar la vida en la Tierra", o evento também possibilitou o compartilhamento de experiências de pesquisas que possam contribuir para a preservação dos solos. Paralelo ao encontro latino, também foi realizado o Congresso Peruano de Ciências do Solo, que possibilitou o intercâmbio e difusão das pesquisas realizadas no Perú.

Durante o congresso a mestranda Ana Karolina Leite Pais apresentou pesquisas, em formato de pôster, relacionadas à microbiologia dos solos, investigação que culminou em seu Trabalho de Conclusão de Curso, defendido em janeiro deste ano. Na pesquisa orientada pela professora Cristiane Domingos da Paz, intitulada Isolamento da Rizosfera de Tomateiro em Petrolina- PE e Juazeiro – BA Brasil a mestranda analisou a utilização de bactérias presentes no tomate que possam favorecer o crescimento e desenvolvimento da cultura. Toda a análise foi realizada nos Laboratórios do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Uneb. De acordo com a estudante, a ideia era analisar bactérias especificas que trouxesse benefícios ao tomate.

Em Cusco, a mestranda também apresentou a pesquisa Tolerância a Salinidade e Alteração do PH Devido a Ação de Rizobactérias. Nesse trabalho, ela investigou o desenvolvimento de bactérias em ambiente salino.“Como sabemos, a excesso de irrigação tem prejudicado muito o solo brasileiro e o uso indiscriminado da fertiirrigação também provoca danos, tanto à física como a química do solo. Então se essas bactérias conseguirem se estabelecer bem ao ambiente salino pode beneficiar a agricultura”, explicou .

Pesquisas do DTCS -  No Vigésimo Congresso Latino Americano também foram apresentados outros cinco trabalhos produzidos em Juazeiro. Um deles foi uma pesquisa orientada pela da professora da Uneb Ana Rosa Peixoto que avaliou as potencialidades de leguminosas utilizadas em coquetéis vegetais no Submédio São Francisco. O trabalho também foi apresentado pela mestranda Ana Karolina que ajudou na investigação, no período em que era estudante do curso de Engenharia Agronômica e bolsista no DTCS.

Congresso Latino - Em 2012, Ana Karolina participava pela primeira vez do XIX Congresso Latino Americano de Ciências do Solo, que aconteceu em Mar Del Plata, na  Argentina. Durante o evento, a estudante apresentou a pesquisa Tolerância à Salinidade e Alteração de PH em BPCP In Vitro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário