Mesas redondas da 2ª SIEPEX discutem a
prática docente dos cursos de Comunicação Social e de Direito
| Os professores - Dr. Ismar de Oliveira, Luciano Simões, Dr. Joseilton Vieira discutiram a trajetória da educomunicação no Brasil. |
Texto: Brenda Marques
Fotos: Tarcilla Félix
Produção: Lidiane Lopes
Edição de texto: Ianne Lima
Núcleo de
Assessoria de Comunicação do DCH e DTCS/Campus III/UNEB
“O
ensino em Comunicação e Educação e seus reflexos na prática extensionista” e
“Desafios do ensino Jurídico” foram os principais temas das duas mesas redondas
realizadas durante a tarde desta terça-feira (23), na II Semana de Integração de Ensino,
Pesquisa e Extensão (SIEPEX), que aconteceu no Departamento de Tecnologia e
Ciências Sociais (DTCS), em Juazeiro.
A primeira mesa contou com a participação do
professor mestre Luciano Simões, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (CIPÓ);
do professor doutor em Educação Josenilton Vieira, da Universidade do Estado da
Bahia (Uneb); do professor doutor Ismar de Oliveira Soares, da Universidade de
São Paulo, e da professora mestre Ceres Santos, da Uneb, que mediou o debate.
| O prof. da Usp Dr. Ismar de Oliveira ressaltou a importância e o papel da Educom nas escolas. |
A palestra apresentou aspectos como a
trajetória da educomunicação no Brasil, a contribuição que essa prática trás
para as escolas e também as dificuldades que essa ação apresenta no espaço
escolar.
O professor Ismar de Oliveira Soares salientou
a importância e o papel dessa atividade nas escolas durante o debate. ‘‘A
Educomunicação vem a partir de parcerias entre professores e alunos e isso
necessita ser incentivado, motivado e especialmente, treinado. Os professores
precisam receber formação para que eles tenham condições de implementar
práticas educomunicativas”, destacou o
professor que é coordenador
da Licenciatura em Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes da USP.
Já no segundo debate, a mesa foi composta pelo
professor especialista Luiz Eduardo Gomes, da Uneb; pelo professor doutor, Ailton
Vieira Cunha, da Faculdade de Olineda; e do professor especialista em Direito
Civil e Processual, Fábio Gabriel Breitenbach, da Uneb; que foi o mediador da
palestra. ‘‘A
mesa foi muito promissora, estimulou o debate e permitiu uma integração entre
professores e alunos que estão na realidade do ensino jurídico”, disse o professor
Fabio Breitenbach.
Os aspectos apresentados na palestra geraram
uma série de debates pertinentes entre professores, palestrantes e alunos que
estabeleceram reflexões sobre os futuros profissionais da Universidade.
O estudante do oitavo período do curso de Direito
Uriel Liberato ressalta a importância dessa palestra na Universidade entre
professores e alunos, para discutir as deficiências do curso. “Foi um espaço importante
para estabelecer essas reflexões, tanto para os professores, veiculadores desse
ensino, como para nós alunos, que estamos nesse processo de formação para o
enfrentamento lá fora, das perspectivas da profissão”, ressaltou o aluno.
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