quarta-feira, 30 de setembro de 2015

I Jornada de Iniciação Científica do DTCS


DTCS da Uneb, em Juazeiro (BA), realiza primeira Jornada de Iniciação Científica



Texto: Tamires de Lima
Fotos: Sheila Feitosa
Núcleo de Assessoria de Comunicação do DTCS/UNEB
                                                                                           ascom.dtcs3@uneb.br










Estudantes dos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, e Direito, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus III, em Juazeiro, estão participando da I Jornada Científica do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS). O evento teve início na manhã desta quarta-feira (30), no Auditório Tadeu Severino Pires, e a abertura contou com a presença do diretor do DTCS, Jairton Araújo Fraga, além de docentes, mestrandos e ex-alunos da instituição.

O professor Alessandro Mesquita é o coordenador do NUPE
e um dos orientadores das pesquisas da Jornada
O coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE), Alessandro Mesquita, destacou que essa Jornada representa um marco, já que é a primeira vez que o evento acontece no Departamento. “Antecedendo a Jornada de Iniciação Científica que é realizada em Salvador, nós vamos ter sempre a nossa Jornada interna do DTCS, e a intenção é que ela   seja sempre anual”, comenta.

Jadson de Moraes, estudante do nono período do curso de Engenharia Agronômica, foi o primeiro a realizar a exposição oral. Com o título “Avaliação do rendimento produtivo da cultura do melão em função de fontes de substâncias orgânicas e tipos de adubação”, ele explicou formas distintas de adubar o meloeiro para que essa cultura tenha maior e melhor produção de frutos. 

O estudante Jadson de Moraes apresentou
métodos para a melhoria da produtividade da cultura do melão


Segundo Jadson, é de grande relevância a realização de Jornadas de Iniciação Científica no Departamento. “No evento, nós, como bolsistas, apresentamos nossos trabalhos para os professores e os alunos. E a importância desse evento é que outras pessoas têm a possibilidade de conhecer esses trabalhos”, completa.

A estudante de Bioprocessos e Biotecnologia acompanhou pela
primeira vez uma Jornada Científica
Nas sessões científicas há também discentes que estão participando pela primeira vez desse tipo de evento acadêmico, como a estudante de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Isis Amorim. “Vim assistir as apresentações com o intuito de começar a aprender, porque no próximo ano estarei expondo trabalho na Jornada”, explicou Isis. 

As apresentações da I Jornada de Iniciação Científica do DTCS seguem até às 16h30 desta quarta-feira (30), no Auditório Tadeu Severino Pires e na Sala de Multimídia. Os orientadores dos projetos de pesquisa são os professores: Jairton Araújo Fraga; Alessandro Mesquita; Lindete Martins; Cristiane da Paz; Maria Herbênia Santos; Ligia Marinho; Pedro Humberto de Sousa; Gertrudes Macário de Oliveira e Carlos Aragão. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário