terça-feira, 4 de agosto de 2015

"Concurso Bororó Vivo"


DTCS da Uneb realiza Concurso para aproveitamento do ônibus Bororó como espaço de memória, história e cultura


Texto: Tamires de Lima
Foto: Sheila Feitosa

Núcleo de Comunicação Uneb/DTCS III 




O Departamento de Tecnologias e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) lançou nesta o “Concurso Bororó Vivo”, com o intuito de transformar em algo novo o ônibus Mercedes Bens, modelo 66, a partir da sugestão de projetos criativos para reutilização do veículo. As inscrições devem ser realizadas por meio do endereço eletrônico concursobororovivo@gmail.com até o dia 30 de agosto de 2015.

Podem participar do concurso estudantes, professores e demais funcionários do Departamento, além de alunos egressos da antiga Faculdade de Agronomia do Submédio do São Francisco (Famesf). Os interessados deverão enviar para o e-mail do concurso o Formulário de Inscrição, disponível abaixo, com as seguintes informações: 1º Título do Projeto; 2º Descrição do Projeto para transformação do ônibus Bororó; 3º Fontes de financiamento do Projeto.
As ideias sugeridas no “Concurso Bororó Vivo” devem ter, obrigatoriamente, financiamento de iniciativa privada. As propostas serão avaliadas de acordo com os critérios de: Funcionalidade do Projeto para o Departamento; Viabilidade técnica e econômica do Projeto; Criatividade; e Envolvimento dos elementos "memória", "história" e "cultura". 
De acordo com o diretor do DTCS, professor Jairton Fraga Araújo, o "Concurso Bororó Vivo" objetiva ouvir a Comunidade que fez ou faz parte deste Departamento da Uneb, para saber a melhor forma de utilização do veículo. "Esse ônibus tem uma história que caminha ao lado da história do próprio curso de Engenharia Agronômica. Então, a partir dessa consulta pública a todos os segmentos que compõem a Comunidade Acadêmica, e também à pessoas egressas da Universidade, poderemos pensar a melhor forma de aproveitamento do Bororó, como espaço de cultura para o DTCS, a Universidade, e a própria Comunidade de Juazeiro", disse. 
O autor do Projeto escolhido será homenageado pelo DTCS da Uneb com o título de Colaborador Emérito. O resultado do Concurso está previsto para ser divulgado entre os dias 01 a 04 de setembro de 2015 no Blog do DTCS

Bororó ganhará nova roupagem
Com a escolha do melhor Projeto no "Concurso Bororó Vivo" o ônibus ganhará novas funções no Departamento de Tecnologias e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus Juazeiro, assim como terá a sua memória resguardada dentro da Universidade. A iniciativa de receber sugestões de projetos para a transformação do veículo é uma forma democrática de preservar a história de 50 anos do Bororó, iniciada com alunos, professores e funcionários da antiga Faculdade de Agronomia do Submédio do São Francisco (Famesf), e que teve continuidade com a comunidade acadêmica do curso de Engenharia Agronômica do DTCS da Uneb. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário