segunda-feira, 4 de maio de 2015

Meio Ambiente

Gestores da Uneb participaram de reunião com a SEMA que discutiu sobre políticas públicas ambientais



Fonte: Portal da Uneb
Núcleo de Assessoria de Comunicação do DTCS

O Diretor do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Norte do Estado, se reuniu com os gestores da Instituição e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. O encontro foi realizado em Salvador –Ba no mês de abril e discutiu a ampliação da atuação da Uneb nas políticas públicas ambientais.  
De acordo com o reitor da Uneb, José Bites de Carvalho, a parceria com a Secretaria Estadual pode potencializar as ações dos cursos da Uneb nas áreas de pesquisa, ensino e extensão. “A Uneb já desenvolve pesquisas em diversas regiões do estado,  destacando-se os biomas do Semiárido e Caatinga. Isso abre um grande leque de opções de parceria”, disse.

Na ocasião, o Secretario Estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler,  salientou o interesse  do órgão em ampliar  parceria com a Uneb e apresentou algumas ações presentes no planejamento  da Secretaria como o levantamento das espécies ameaçadas de extinção. “Na Bahia, o maior número de espécies ameaçadas se encontra entre os peixes, o que implica em estudarmos mecanismos de controle da atividade pesqueira que não causem impacto econômico nas comunidades”, explicou o secretário.

 PESQUISA – O diretor do DTCS da Uneb, professor Jairton Fraga Araújo esteve presente na reunião e reforçou que para promover as ações de formação e pesquisa,  seria interessante colocar em pauta a implantação na instituição de um mestrado em meio ambiente. O professor também acrescentou que essa parceria é o reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido pela comunidade acadêmica.

“A capilaridade da Uneb e sua diversidade de cursos, com a presença em tantas regiões da Bahia, interessam muito à SEMA. Posso afirmar que, nos últimos 20 anos, esta é a primeira vez que vejo a Universidade com perspectiva de participar tão amplamente das políticas públicas do Estado”, explicou. 

PARCERIA – Dentro da parceria entre Uneb e SEMA estão presentes os cursos de Graduação em Ciências Biológicas nos campi de Alagoinha, Barreiras Caetité, Paulo Afonso, Senhor do Bonfim, e Teixeira de Freitas; em Engenharia Agronômica  (Barreiras, Euclides da Cunha e Juazeiro); Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia  (Juazeiro); Engenharia de Pesca (Paulo Afonso e Xique-Xique); em Engenharia Sanitária e Ambiental (Alagoinhas e Xique-Xique).

Quanto aos programas de pós-graduação stricto sensu, a Instituição conta com o Mestrado em Horticultura Irrigada (Campus Juazeiro), em Biodiversidade Vegetal (Paulo Afonso) e em Ecologia Humana  e Gestão Socioambiental (Paulo Afonso).













Nenhum comentário:

Postar um comentário