quarta-feira, 25 de março de 2015

Cobertura Fotográfica


Plantio de mudas nativas durante Trote Ecológico da UNEB em Juazeiro (BA)

Tamires de Lima
Núcleo de Assessoria de Comunicação do DTCS/UNEB





Estudantes de Engenharia Agronômica do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) realizaram o plantio de espécies nativas às margens do Rio São Francisco, na última terça-feira (24). A ação tem o objetivo de recompor a mata ciliar do rio e faz parte do Trote Ecológico da Semana de Integração, voltada para os ingressantes no semestre 2015.1.

Foram plantadas pelos alunos calouros mudas das espécies Ingazeira e Jatobá, produzidas no viveiro da própria Universidade. O estudante Matheus Vieira foi um dos primeiros a realizar o plantio. “Foi um momento ímpar, muito interessante e que nos contagia a sempre prestar um serviço à mãe natureza”, comenta.

O professor Rubens Carvalho mostrou a Trilha Ecológica 
aos estudantes
De acordo com o organizador do Trote Ecológico, professor Rubens Carvalho, os alunos precisam construir a consciência de conservação desde o primeiro período. “Como Engenheiros Agrônomos eles devem ter a responsabilidade de cuidar, manter, preservar e recompor a mata ciliar do Rio São Francisco”, acrescentou.  





Segundo a professora Herbênia Cruz, do DTCS da UNEB, além de plantar é preciso que os alunos se comprometam com a manutenção das mudas pelo menos nos primeiros meses. “É necessário que os estudantes se sintam responsáveis, porque é a mesma coisa de adotar um filho, tem que cuidar. As pessoas acham que o trabalho termina quando plantam as mudas, mas é preciso de cuidado para que elas se desenvolvam”, explica.

O primeiro Trote Ecológico aconteceu na UNEB em agosto de 2004 e a partir de 2005 a ação vem acontecendo duas vezes ao ano. Para a estudante Natália Cruz, o momento é muito válido. “É um trote útil porque na prática aprendemos a vivenciar desde agora qual o papel do Engenheiro Agrônomo”, diz. 

A estudante Natália Cruz avalia o Trote Ecológico como um 
momento de conscientização 


Como parte da Semana de Integração do DTCS será realizada na tarde desta quarta-feira (25) a partir das 14h, no Auditório Antônio Carlos Magalhães, a palestra “As Perspectivas do Novo CPC como Instrumento de Efetivação da Justiça”, que será ministrada pelo professor do curso de Direito do DTCS, Iure Pedroza Menezes. Às 16h, será apresentado o filme  “También La Lluvia”, de 2010, dirigido por Icíar Bollain.

Acompanhe a cobertura fotográfica do Trote Ecológico acessando www.flickr.com/photos/dtcsunebjuazeiro/


Nenhum comentário:

Postar um comentário