terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Famesf 54 anos

54 anos da Famesf foi celebrado em clima de festa na Uneb de Juazeiro-BA
Egressos de diferentes turmas se reuniram 
no DTCS para comemorar os 54 anos do curso


Texto: Sheila Feitosa
Fotos: Luna Layse
Núcleo de Assessoria de Comunicação do DTCS/UNEB

Relembrar histórias e momentos vividos por ex-alunos, professores e funcionários da antiga Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco. Foi nesse clima saudosista que os egressos da Famesf comemoraram no último sábado(14),  os 54 anos de história da Instituição. O encontro aconteceu no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro interior do Sertão baiano e reuniu egressos de diferentes turmas que compartilharam experiências vividas na primeira escola de Agronomia da região.

Na solenidade comemorativa, egressos e atuais alunos relembraram momentos marcantes da Faculdade de Agronomia como a participação de alunos e professores na época da ditadura militar e também a criação, na década de 1960, da primeira representação estudantil cujo nome era Diretório Acadêmico Manoel Novaes. Ainda durante o evento, foi realizado o Segundo Encontro dos Profissionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA- BA) que apresentaram as ações fiscalizadoras da entidade na bacia do São Francisco.

Para o coordenador do encontro, o ex-aluno da Famesf e professor da Uneb José Humberto Félix a realização do encontro é importante por possibilitar aos ex-alunos a oportunidade de rever colegas de curso. “Essa integração e troca de experiências entre os egressos se constitui em um marco que contribui para a valorização da Famesf”, destacou.

O ex- aluno da primeira turma da 
Famesf Bartolomeu Venâncio dos Santos 
relembra o processo de fundação do curso de Agronomia 
MEMÓRIAS-  Bartolomeu Venâncio dos Santos foi aluno da primeira turma de agronomia da Uneb, que se formou em 1965. Ao falar da história da Famesf o ex-aluno se emociona e relembra com carinho os momentos vividos em sala de aula, a luta pelo reconhecimento da Instituição e dos colegas falecidos. “A Famesf saiu das minhas mãos por isso, ela significa tudo para mim. Ao chegar aqui lembrei dos meus amigos do peito. Eu deixava de dormir em casa para estudar com eles à noite. Na época  trabalhava e estudava e pensei em desistir, mas meus amigos não deixaram levar essa ideia adiante. Eles me ajudavam. Tinhamos uma relação de grande companheirismo”, relembra o ex-aluno.

Ex- aluno em exposição de fotos da Famesf
EXPOSIÇÃO: Os egressos também tiveram a oportunidade de visitar uma exposição de fotos antigas que aconteceu no prédio da Uneb, ao lado do primeiro ônibus da Universidade, conhecido como Belo Antônio pelas turmas de agronomia da década de 1960 e bororó pelos egressos da década  de 1970. Aécio Neves é ex-aluno da turma de 1969 e aos risos relembrou o trajeto realizado pelo ônibus em Juazeiro. “Tenho boas lembranças do Belo Antônio. Na época eu trabalhava e todo dia pegava o ônibus em frente ao correio, próximo a Prefeitura Municipal para chegar até a Famesf”, destacou Aécio.

BLUE ANGEL’S- O 5º Encontro de ex-alunos da Famesf  foi animado pelo grupo musical Blue Angel’s, criado em1965 por seis ex- alunos da Faculdade de Agronomia. No período de seu lançamento, a banda fazia shows na região e também em todo o nordeste do país. O integrante e ex-aluno de Famesf, Ebis Dias explicou que após o témino do curso, o grupo se separou. Alguns viajaram para fora do país. Outros permaneceram na região. Anos depois os integrantes voltaram a morar em Juazeiro e Petrolina, no Sertão de Pernambuco, e retornaram aos trabalhos artísticos.

O grupo faz shows com músicas da Jovem Guarda além de sucessos de Elvis Presley e Beatles. “ Tocar nos encontros da Famesf é importante porque é o dia para reviver os bons momentos que tivemos aqui na Faculdade”, afirmou Ebis Dias.

PIONEIRISMO- O curso de Engenharia Agronômica da Uneb já formou 1837 profissionais desde o ano de sua fundação e reconhecimento no Vale do São Francisco. “São 54 anos de história responsável pela graduação de muitos profissionais que fazem as principais instituições públicas e privadas da região, responsável pelo amplo desenvolvimento da agricultura irrigada no Vale do São Francisco”, enfatizou o diretor do DTCS da Uneb Jairton Fraga Araújo.

Um comentário: