segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Flores Tropicais

Flores Tropicais são produzidas na Uneb de Juazeiro-BA


Flor Alpínia
Flor Bastão do Imperador
Flores Sorriso de Maria




Texto e fotos: Sheila Feitosa
Núcleo de Assessoria de Comunicação do DTCS/UNEB

O plantio de flores na região do Submédio São Francisco tem se tornado uma ação lucrativa que pode trazer retornos vantajosos para o produtor rural. No Campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, são cultivadas algumas espécies de plantas ornamentais que atendem as demandas práticas das disciplinas de Floricultura, Jardinagem e Paisagismo do curso de Engenharia Agronômica do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS).

Flor Helicônia Auria
A floricultura é uma atividade que pode possibilitar ao produtor rentabilidade além de gerar empregos no meio rural é o que explica a professora da Uneb Herbênia Cruz. Na área experimental de Produção de Flores do Departamento são cultivadas e comercializadas algumas espécies tropicais como Helicônias, Sorvetão, Alpinias, Bastão do Imperador, Aspargos, Sorriso de Maria e Margaridas.

De acordo com a professora, a região do Submédio São Francisco passou a cultivar flores tropicais a partir do ano 2000 por meio da iniciativa, de Associações de Produtores de Flores. Segundo a professora, a adequação dos aspectos de cultivo de flores as condições climáticas locais e outros aspectos do manejo em campo associado a conservação e armazenamento pós-colheita podem ter dificultado o desenvolvimento da floricultura tropical na região.

Na área experimental de Produção de Flores do DTCS, segundo Herbênia, estão sendo desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão que buscam informações técnicas para o manejo e produção adequadas de flores tropicais no Vale do São Francisco. “É necessário considerar que a partir das recomendações geradas na área de produção de flores do Departamento será possível indicar algumas espécies como alternativa para diversificar a agricultura regional”, explicou a professora. 

Flor Helicônia

   
Herbênia ainda ressalta que os experimentos realizados durante a vigência das disciplinas ajudam a ampliar o conhecimento dos alunos, pois eles participam de todo o processo de produção das plantas ornamentais. “Os estudantes tem a oportunidade de acompanhar o manejo da produção de mudas, crescimento das plantas, controle de pragas e doenças, cultivo protegido, colheita e comercialização, uma prática que contribui para o crescimento da pesquisa nessa área”, destacou.

Arranjo de Flores Tropicais com Helicônias, Alpínias e Sorvetão.


FLORES DO DTCS- O excedente de flores tropicais produzidas durante as pesquisas é comercializado no DTCS pelas professoras Herbênia Cruz e Gertrudes Macário. A renda obtida é revertida para uma conta da Universidade. 
Confira em nosso flickr algumas espécies de flores tropicais que são cultivadas e comercializadas na área experimental do Departamento.
Informações: 3611-7363/ 6716 /6533 /6229 /6219 ramal  206 /277

















Nenhum comentário:

Postar um comentário