segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Exposição Caatinga


Exposição da Caatinga em evento do CETEP

UNEB realiza exposição em evento realizado pelo Centro Territorial de Educação Profissional, em Juazeiro (BA)

Texto e fotos: Luna Layse (Núcleo de Assessoria de Comunicação do DTCS)

Na última sexta-feira (10), a Exposição Caatinga, organizada por professores do curso de Engenharia Agronômica e o Núcleo de Pesquisa e Extensão do DTCS da UNEB de Juazeiro, atraiu a atenção de estudantes, pais e crianças que participaram de uma Feira realizada pelo Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco (CETEP).
Caixa entomológica com espécies de abelhas
Os olhares curiosos foram motivados pela surpresa ao observarem as diversidades de insetos que fazem parte, principalmente, do bioma Caatinga. A maioria das espécies que foram exibidas em caixas entomológicas foi coletada na área do Campus III da UNEB. 
A estudante Jenichayuane Xavier disse que o seu maior interesse foi pelos diferentes tipos de borboletas e abelhas. Os tamanhos de outros insetos também provocaram a sua curiosidade. Foram expostas ainda, mudas nativas da Caatinga produzidas na Universidade.
O público que foi à Exposição Caatinga também recebeu o auxílio de alunos do curso de Engenharia Agronômica da UNEB, que forneceram informações e esclareceram as dúvidas dos visitantes. Os interessados também experimentaram as variedades de mel extraídas de colmeias do apiário e de meliponários do DTCS. Alguns dos alunos do CETEP participaram ainda de visita técnica ao Centro de Agroecologia, Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável (Caerdes) da Universidade, que fica no Campus III.

Visita técnica realizada no Caerdes
O aluno do curso de Engenharia Agronômica e bolsista do Caerdes Victor Gomes, que acompanhou o grupo do CETEP, destacou que os alunos conheceram áreas com experimentos orgânicos com culturas de hortaliças, fruteiras e as diferentes formas de manejo no sistema orgânico. 
Um dos estudantes do Curso de Agricultura do CETEP Jediel Izuque afirmou que a experiência contribuiu para que observasse a eficiência da agroecologia e os tipos de sistema de irrigação que podem ser adotadas nos cultivos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário