sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Cobertura SIEPEX

Penúltimo dia da Siepex aborda produção científica

Mesa redonda discute a importância da formação de grupos de pesquisa


Texto: Jaqueline Santos
Fotos: Agnes Lauren
Produção: Sheila Feitosa
Edição: Klébia Muricy
Núcleo de Assessoria de Comunicação do DCH e DTCS Campus III Uneb


O fortalecimento da pesquisa através da formação de grupos foi o tema da mesa redonda do penúltimo dia da 2ª Semana de Integração de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPEX) da UNEB.

A mesa foi mediada pela Prof. Dr. Márcia Guena
O encontro aconteceu no auditório Antônio Carlos Magalhães (ACM) e contou com a participação de professores do campus III, do gerente de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG) da UNEB, Aníbal de Freitas e da diretora da Eduneb, professora Nadja Bittencourt.

O atual gerente da PPG apresentou o setor da Universidade que tem como objetivo principal fomentar, acompanhar e desenvolver o processo sistemático de construção do conhecimento nos diferentes segmentos da UNEB. De acordo com Aníbal, atualmente a Gerência de Pesquisa está estruturada em três áreas temáticas de elevada importância: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

Freitas ainda expôs os números de pesquisas e produção acadêmica do Brasil, sendo as regiões sul e sudeste o destaque. O gerente se mostrou animado com os resultados, porém, acredita que o quantitativo precisa melhorar bastante.

Os professores do campus III Edmerson Reis e Manoel Abílio de Queiroz, relataram impressões e experiências da construção coletiva de conhecimento, e os principais desafios a serem enfrentados e superados no tocante à produção e difusão do conhecimento.
Diretora da Eduneb, Nadja Bittencourt fala da editora da UNEB

A diretora da Eduneb, professora Nadja Bittencourt, também apresentou os números de obras publicadas pela instância. Bittencourt destacou a importância da editora da UNEB como espaço aberto à divulgação do conhecimento produzido na instituição.

Para o aluno de Engenharia Agronômica, monitor do grupo de pesquisa de Fitossanidade, Josivan Marques, deve-se promover a publicização dos trabalhos científicos através de uma integração. “É de extrema importância o fortalecimento dos grupos de pesquisa, dar visibilidade a todo o conhecimento cientifico produzido aqui dentro da universidade. A ciência em rede é um grande estímulo a isso”, acrescentou.

Com o intuito de incentivar a produção e difusão científica, serão realizadas na UNEB a XVIII Jornada de Iniciação Cientifica, entre os dias 14 e 16 de outubro, no campus I em Salvador, e a VIII Semana de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação na cidade de Santo Antônio de Jesus, de  10 a 14 de novembro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário