quarta-feira, 18 de junho de 2014

Premiação

Uneb tem trabalhos de Iniciação Científica premiados em Simpósio Nacional

Por Sheila Feitosa
Núcleo de Assessoria de Comunicação/ DTCS

Dois trabalhos científicos de estudantes do Curso de Engenharia Agronômica do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, região Norte do Estado, foram premiados  no I Simpósio Nacional de Estudos para Produção Vegetal no Semiárido (SINPROVS), que aconteceu no fim do mês de maio, nos municípios de Triunfo e Serra Talhada em Pernambuco.

O evento promoveu o intercambio de atividades de pesquisas realizadas  em algumas Universidades do país e abordou temas relacionados a impactos das mudanças climáticas e reuso da água na produção agrícola. 

Estudante Wilian José dos Santos. Ele analisou a utilização 
de diferentes  níveis de água salobra  em cultivos de gergelim
Os graduandos da Uneb analisaram a utilização de água com elevado teor de sais em culturas da região do Semiárido e obtiveram a segunda e terceira colocação no Simpósio.
As pesquisas integram o projeto Substituição Temporal de Água Salobra no Desenvolvimento de Plantas Hortículas e é coordenado pelo professor da Uneb, Emanuel Ernesto Fernandes Santos.

Pesquisas – O estudante do sexto período do curso de Engenharia Agronômica da Uneb  Wilian José dos Santos analisou a utilização de diferentes  níveis de água salobra  em cultivos de gergelim (Sesamum indicum).

A pesquisa intitulada Desenvolvimento de Genótipo do Gergelim sob Irrigação com Água sob  Diferentes tipos de Condutividade Elétrica  conseguiu a segunda colocação  no SINPROSVS. Para o estudante, premiações como essa incentiva a produção da pesquisa dentro da Universidade.

“Participar de eventos dessa natureza é importante porque as pesquisas produzidas no Departamento não ficam restritas só a Universidade. O projeto também me incentivou a abrir os olhos quanto aos problemas existentes no Semiárido e mostra-se como alternativa para substituição de água salobra em cultivos”, ressaltou o estudante.

Outro trabalho também premiado no Simpósio  foi a pesquisa Substituição Temporal de Água Salobra no Desenvolvimento da Moranga, conhecida como jerimum (Cucurbita máxima duchesne). O experimento realizado pelo estudante do curso de Engenharia Agronômica da Uneb, Emerson Mendes da Silva, buscou avaliar o período mais critico e o período mais indicado para utilização de água salobra nessa cultura.


Emerson Mendes da Silva. O estudante conseguiu 
a terceira colocação no Simpósio. 


  

A pesquisa foi realizada em 2013 com um ciclo de produção de 120 dias. De acordo com o estudante, o experimento tem o intuito de substituir água com baixa concentração de sais, que é utilizada na irrigação,  por água salobra sem causar danos ao solo e a produtividade da planta.

 “O objetivo desse trabalho é mostrar para o produtor rural o período mais indicado para substituir água com baixa concentração de sais, por água salobra em diferentes cultivos e assim economizar a água utilizada  na irrigação”, explicou o estudante.

Premiação – O professor da Uneb e coordenador da pesquisa Emanuel Ernesto Santos destacou  que a premiação dos trabalhos é importante para a instituição e para os alunos. “Incentivar a produção da pesquisa na Universidade  mostra o resultado  da evolução dos nossos trabalhos nessa linha de pesquisa”, finalizou o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário