A importância da
psicologia clínica nas empresas foi tema de palestra no DTCS da Uneb
Funcionários do DTCS tiraram dúvidas,
durante a palestra, sobre o funcionamento do NAP.
|
Texto e fotos:
Sheila Feitosa Santos
Núcleo de Assessoria
de Comunicação do DTCS/UNEB
Servidores do Departamento
de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia
(UNEB), em Juazeiro, interior do Estado, participaram na última quinta-feira
(16), de uma palestra que apresentou as principais propostas do Núcleo de
Atenção Psicossocial (NAP), projeto de extensão criado este ano que vai
realizar atendimento psicossocial à comunidade
acadêmica a partir deste mês de novembro. O encontro aconteceu na Sala
Multimídia e reuniu funcionários de diferentes setores da instituição.
Com o tema Desvendando a
Psicologia Clínica, a professora da Uneb, psicóloga e coordenadora do NAP, Fátima
Rejane Maia de Souza Silva, apresentou os principais mitos e preconceitos relacionados a psicologia e ao
profissional que atua na área e a preocupação das empresas públicas e privadas
em criar projetos que vão pensar o bem- estar do seus servidores.“As empresas estão a cada
dia investindo nessa área de relações humanas. Hoje as pessoas estão mais
conscientes sobre a existência dos transtornos emocionais e que eles podem
interferir na produtividade do individuo no trabalho”, explicou.
Os funcionários atentos
participaram do debate e interagiram sobre questões cotidianas do trabalho que
podem causar problemas relacionados à saúde mental como estresse e ansiedade.
“A ansiedade está muito presente nas pessoas. Esse problema pode gerar
depressão, transtorno físico, hipertensão e doenças ligadas ao emocional”,
destacou a psicóloga.
O servidor José Adalto
Rodrigues aproveitou o momento para tirar dúvidas sobre o atendimento e
destacou a relevância da implantação do projeto para a os servidores. “Os
encontros com a psicóloga vão ser importantes, pois as pessoas que tenham algum
problema relacionado a depressão ou estresse, e por algum motivo não queiram
contar a alguém, vão se sentir mais seguros ao desabafar apenas com ela”, disse
o servidor.
A coordenadora do NAP, psicóloga e professora da Uneb Fátima Rejane Maia de Souza Silva destacou a importância da psicologia clínica nas empresas |
Ainda de acordo com a
psicóloga, o trabalho realizado pelo NAP dará suporte à comunidade acadêmica
para que haja um melhor relacionamento entre os funcionários. “O projeto dará uma abertura para que o
servidor não viva tanto o individualismo entendendo que no ambiente de trabalho
deve existir a ajuda mútua que vai refletir na melhoria dos serviços prestados
a instituição”, ressaltou.
ATENÇÃO
PSICOSSOCIAL – O Núcleo de Atenção Psicossocial foi criado
com intuito de ajudar a trabalhar os problemas relacionados à saúde mental da
comunidade acadêmica. Os atendimentos serão realizados a partir do mês novembro,
no Centro de Vivências do DTCS. O agendamento das consultas será realizado na
sala do Grupo de Trabalho Administrativo do DTCS, de segunda a sexta, das 8h às
12h e das 14h às 17h.
Os encontros acontecerão por
meio de consultas com a psicóloga, palestras e atividades de relaxamento
realizadas no período matutino com os servidores.
Informações:
(74) 3611-7363 ramal
214/291.
Achei este Projeto de extrema importância para uma melhor qualidade de vida e saúde mental no ambiente acadêmico, parabéns ao DTCS na pessoa do Diretor Professor Jairton.
ResponderExcluir