sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Evento beneficente



Palestra sobre infância e juventude foi tema de evento beneficente da UNEB, em Juazeiro (BA)
           
Participaram da mesa (da esquerda para a direita)Tonivaldo Barbosa, Joel Miranda, Tilemon Gonçalves e Marcos Bacelar

Texto e fotos: Luna Layse (Núcleo de Assessoria de Comunicação do DTCS)

O público do evento contribui com a doação de brinquedos e alimentos
Para homenagear o dia das crianças, comemorado no dia 12 de outubro, estudantes e professores do curso de Direito do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, realizaram um evento beneficente que discutiu “O Papel Social das Instituições no Campo da Infância e da Juventude”. O público que participou do evento colaborou com a doação de brinquedos e alimentos que serão entregues a uma creche do município, Fundação Lar Feliz, localizada no Bairro Malhada da Areia.
            Essa foi a “1ª Mesa Redonda Universitária”, que segundo o coordenador do Colegiado do curso de Direito da UNEB, Fábio Breitenbach, partiu de uma iniciativa de alunos da turma ingressante no primeiro semestre de 2014. O professor explicou que, além de buscar um debate aprofundado sobre alguns temas do campo jurídico, o interesse dos graduandos também era o de promover uma ação social.
Participaram da mesa-redonda o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Juazeiro, Joel Miranda; o Juiz de Direito da Vara da Infância e da Juventude de Petrolina (PE), Marcos Bacelar; o professor do curso de Direito da UNEB Tilemon Gonçalves; bem como o professor do Departamento de Ciências Humanas da UNEB e psicólogo Tonivaldo Barbosa. As discussões destacaram temas como a necessidade de ampliar a articulação entre as entidades e organizações que atuam em prol do cuidado com as crianças e jovens.
O Juiz Marcos Bacelar ressaltou a importância da conscientização social
“É necessária uma postura de maior aproximação do poder judiciário com a sociedade, inclusive, o Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu artigo quarto, busca essa união de esforços da família, da comunidade e do poder público na questão da proteção de crianças e jovens”, enfatizou o Juiz Marcos Bacelar. Ele ressaltou ainda a importância do trabalho de conscientização social, que é fundamental para os avanços e melhorias.
Uma das participantes do evento, realizado no Auditório da UNEB, foi Euzirene Oliveira que integra o Instituto Cultural de Arte e Educação Nego D’água de Juazeiro como coordenadora da Unidade de Semiliberdade, que tem atendimento socioeducativo para os jovens. Ela acredita que uma das dificuldades para a resolução de casos que envolvem as questões da infância na cidade é a ausência de órgãos como a Vara da Infância e da Juventude, em Juazeiro.  Para ela, esta seria uma das formas de assegurar, de modo mais rápido, os direitos das crianças e adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário